MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA
 
O pioneirismo e a amplitude desse projeto, promove a cultura da paz por meio do fomento da MEDIAÇÃO CUMUNITÁRIA.

Nessa direção, empenhados em cooperar cientificamente com a implementação de políticas públicas que promovam cidadania e bem estar social, nossa Instituição e seus parceiros desenvolveram este Programa de Treinamento em Mediação Comunitária para tornar membros (líderes) de comunidades mediadores eficazes após treinamento de 20 horas.

Objetivos gerais:

  • Difundir e fomentar a cultura da paz
  • Formar e capacitar moradores e lideranças comunitárias para atuarem como mediadores comunitários;
  • Alterar a cultura da litigiosidade;
  • Promover soluções para os conflitos mediante a construção de acordos;
  • Implantar centros de mediação comunitária em escolas, unidades de saúde e outros espações sociais.

O programa presencial será ministrado por professores e instrutores brasileiros e norte-americanos altamente qualificados.

Esse programa tem as seguintes características:

  • Local: Periferias: centros comunitários, salões paroquiais, etc..
  • Corpo docente: o programa será conduzido pelos instrutores de mediação mais experientes no mundo e contará com palestrantes juízes, mediadores e outros especialistas atuantes no Brasil e nos Estados Unidos;
  • Número de participantes: até 600 participantes, divididos em grupos de 30, na modalidade presencial (simultâneo);
  • Serviços de Tradução: serviços de tradução simultânea serão oferecidos durante a participação dos professores/instrutores norte-americanos;
  • Infraestrutura: será oferecido todo o programa de treinamento, contando com, hospedagem e viagens da equipe técnica e docentes, metodologia, professores e instrutores brasileiros e norte-americanos, material impresso (cartilha);
  • O que não está incluído: logística técnica, equipamento audiovisual, local do evento com toda infraestrutura de montagem para realização das conferências e sessões, tradutores e auriculares, divulgação, transporte até o local, almoço comunitário e creche.
 
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO:

Capacitação de Mediadores Comunitários

O Programa de Treinamento em Mediação Comunitária foi desenhado para preparar os participantes a se tornarem mediadores eficazes em suas comunidades. Nossos instrutores qualificados irão otimizar a experiência de aprendizagem de cada participante através de uma variedade de palestras, demonstrações, exercícios interativos, dramatizações supervisionadas e discussões em grupo (clínicas). Os participantes receberão treinamento, instrução, exposição a diferentes modelos de mediação e oportunidades para praticar suas habilidades recém-adquiridas.

Abaixo apresentamos uma visão geral da metodologia do programa e objetivos de aprendizagem para os participantes:

a) Metodologia:

  1. palestras,demonstrações, exercícios interativos, dramatizações supervisionadas e discussões em grupo;
  2. abordagem interativa e prática das habilidades aprendidas;
  3. dramatizações, exercícios participativos e oportunidades para pequenas e grandes discussões em grupo;
  4. treinamento individual e avaliação personalizada;
  5. os participantes irão desfrutar de um ambiente instigante e confortável para a aprendizagem.

b) Objetivos de aprendizagem: os participantes irão aprender

  • Sobre a mediação comunitária: uma visão geral da mediação transformativa, teoria, processo e prática;
  • As etapas iniciais do programa serão dedicadas a ajudar os participantes a entender os conflitos que envolvem a comunidade:
    1. Noções de DireitosHumanos;
    2. Lei Maria da Penha;
    3. Cultura e Conflito;
    4. Noções sobre direito do Consumidor;
    5. Noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente;
    6. Violência: prevenção e intervenção;
    7. Gênero e conflito;
    8. Violência familiar: efeito sobre as famílias, comunidade e locais de trabalho;
    9. Conflitos no ambiente escolar;
    10. Desigualdades do sistema estrutural e conflitos metropolitanos;
    11. Noções de Cidadania. (Direitos civis e políticos)
    12. O papel das Instituições do Poder Público (noções)
  • Como funciona a mediação comunitária;
  • O papel e as competências de um mediador comunitário, incluindo as etapas do processo de mediação;
  • A mediação como "negociação assistida": utilizando uma estrutura sistemática de negociação desenvolvida no Projeto de Negociação de Harvard para ajudar as partes a chegar a um resultado de colaboração;
  • Deveres e dilemas éticos enfrentados pelos mediadores; mediação e confidencialidade; neutralidade; a natureza voluntária da mediação;
  • Técnicas de escuta interativas; a arte de questionamento eficaz; análise das expectativas pessoais x realidade e no processo de mediação; superação de barreiras para a concretização do acordo;
  • Lidar com personalidades desafiadoras, vieses do mediador e desafios para a neutralidade;
  • Lidar com os desequilíbrios de poder; evolução, tendências e níveis de domínio;
  • Determinar quando um caso deve ser mediado no âmbito comunitário e quando ele deve ser encaminhado a Justiça; como usar habilidades de mediação;
  • Os tipos de conflitos indicados para a mediação comunitária;
  • Os princípios e estágios da mediação comunitária;
  • Tópicos adicionais necessários para proporcionar uma experiência de treinamento mais abrangente. 
 
APRESENTAÇÃO DOS ORGANIZADORES:

Nosso corpo docente norte-americano trabalha coletivamente em mais de 40 países como mediadores, especialistas em resolução de disputas, instrutores em mediação, arbitragem e resolução de conflitos. Já treinaram juízes e prestaram consultoria para os sistemas judiciais de vários países, incluindo o Brasil, Jordânia, Rússia, Romênia, Bulgária, Tailândia e Uganda. Muitos são membros da Academia Internacional de Mediadores e do Instituto Internacional de Mediação, e de associações de resolução de conflitos proeminentes e comitês governamentais de todo o mundo.

Participaram da criação de sistemas de resolução de litígios em governos de transição, e de organizações e comitês que moldaram o desenvolvimento da Resolução Alternativa de Conflitos nos sistemas de justiça em todo o mundo (incluindo o Brasil), e de artigos e livros publicados que definiram o campo da mediação.

DINÂMICA

O programa inclui professores, dois treinadores principais e seis oradores convidados (quatro brasileiros e dois norte-americanos), bem como quatro treinadores de mediação simulada dos EUA, e atores brasileiros para facilitar as sessões de trabalho.

VISÃO GERAL DOS ORGANIZADORES

O IIAMA representa, no Brasil, seu parceiro norte-americano, líder em treinamento de mediação profissional, com mais de duas centenas de programas de treinamento em mediação básico e avançado para uma gama de clientes corporativos, institucionais, individuais e sem fins lucrativos. Nossos programas de treinamento têm atraído milhares de profissionais de todo os EUA e no mundo.

Entre os clientes atendidos podemos citar AnalogDevices, BMW América do Norte, Bose Corporation, CVS Caremark, a Eastman Chemical, General Motors Corporation, KPMG, Sallie a Fundação Rockefeller, o Serviço Postal dos Estados Unidos, Visa International e Coca-Cola, para esta última a implantação de um programa abrangente de resolução de disputas de emprego para 45 mil funcionários e gerentes em nível nacional.

Nossa abordagem para a prestação de serviços orienta nosso processo e nos permite compreender os desafios dos nossos clientes e metas de longo prazo. Nós usamos esse entendimento e relacionamento para desenvolver programas e serviços que atendam às necessidades de nossos clientes, correspondam a sua cultura organizacional e superem suas expectativas.

A maioria de nosso corpo docente tem servido como professores e instrutores do Projeto Negociação de Harvard na Harvard Law School e tem experiência prática negociando com cerca de 500 clientes e fornecedores da revista Fortune. Além do treinamento, também organizamos eventos de alta capacitação, como o Global Mediation Rio, que reunirá representantes de 48 países para discutir a experiência da implantação da Resolução Alternativa de conflitos em seus países. Através de seminários organizados com a Washington Collegeof Law desde 2010, já capacitou mais de 370 juízes e promotores de justiça brasileiros.

CENTRO DE TREINAMENTO, LOGÍSTICA E OUTRAS ESPECIFICIDADES:

O programa será realizado em instalações com área montada para conferências para 600 participantes em formato audiência e mais 20 salas para 30 pessoas.

O local também deverá oferecer serviço de bufê comunitário e creche.

As salas devem possuir equipamento audiovisual, PA, e sistema de tradução simultânea (auriculares).

CRONOGRAMA

Apresentamos a seguir uma proposta para realização do programa de Treinamento de Mediação Comunitária.

O programa terá a duração de 20 horas/dois dias. As palestras em língua inglesa serão traduzidas através de auriculares. Assim, estaremos proporcionando a otimização do alcance da comunicação/conhecimento.

Os participantes terão acesso ao programa em 2 dias consecutivos, na manhã e a tarde, com intervalo para almoço comunitário. Completando um total de 20 horas.

As crianças ficarão em área reservada, com recreação.

Datas sugeridas para o programa:

 A ser definido

ORÇAMENTO:

1) Treinamento em Mediação Comunitária

  • 2 dias/20 horas, incluindo:
    • A concepção do programa e entrega de um treinamento de mediação comunitária
    • Corpo docente composto de palestrantes brasileiros, palestrante Ministro STJ, palestrantes norte-americanos; oradores, treinadores senior, treinadores para dramatização e atores;
    • Treinamento presencial para 600 participantes, todos membros decomunidades;
    • Distribuição de cartilha educative
    • O que não está incluído: despesas com logística e infraestrutura local, local do evento, transporte urbano dos participantes, tradutores e auriculares, bufê comunitário, creche recreativa.
 
Grade Curricular
1º dia
Disciplina Tempo/Duração
Abertura – Explicações iniciais 7:45 às 10:00h
Noções sobre Direito 8:00 às 10:00h
Intervalo 10:00 às 10:30h
Lei Maria da Penha 10:30 às 12:30 h
Almoço 12:30 às 14:00h
Cultura e Conflitos 14:00 às 15:00h
Noções sobre direito do Consumidor 15 às 16:00h
Intervalo 16:00 às 16:30h
Noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente 16:30 às 17:30h
 
2º dia
Disciplina Tempo/Duração
Violência: prevenção e intervenção 8:00 às 9:30h
Intervalo 9:30 às 10:00h
Gênero e conflitos 10:00 às 11:00h
Violência familiar: efeito sobre as famílias, comunidade e locais de trabalho 11:00 às 12:30h
Almoço 12:30 às 14:00h
Conflitos no ambiente escolar 14:00 às 15:00h
Intervalo 15:00 às 15:30h
Técnicas de mediação comunitária 15:30 às 16:30h
A mediação de conflitos, os direitos fundamentais e o espaço público 16:30h às 17:30h
 
3º dia
Disciplina Tempo/Duração
Sociologia do conflito 8:00 às 9:00h
Psicologia do conflito 9:00 às 10:00h
Intervalo 10:00 às 10:30h
Noções de cidadania (direitos civis e políticos) 10:30 às 11:30h
O papel das instituições do Poder Público (noções) 11:30 às 12:30h
Almoço 12:30 às 14:00h
Palestra de encerramento 14:00 às 15:00h
Diplomação 14:00 às 16:00h
Desigualdades no sistema estrutural e conflitos metropolitanos 16:00h às 17:30h
www.iiamainternational.com/itens.html